Este site é para todos aqueles que usam ou pretendem vir a usar o Microsoft Access para desenvolver aplicações informáticas.

Nesta plataforma também disponilizo informação sobre a minha actividade formativa e a produção de Aplicações e WebSites para pessoas e empresas.

Com o VBA e Python tenho grandes aptidões de Web Scraping : conheça essa função de rastreio através deste link.

E quem necessitar de transformar um determinado conteúdo num livro digital (vulgo e-book) no formato EPUB - o tamanho do texto pode ser otimizado de acordo com o dispositivo usado para leitura e as preferências do leitor - pode contar comigo.

Código Interpretado

Pelo facto do código não ser compilado (no entanto existem ferramentas para o fazer) existe muito preconceito relativamente a esta ferramenta de programação. Curiosamente ao longo dos anos é cíclico o carácter preferencial por uma das tecnologias : linguagens interpretadas vs compiladas

Segurança & Teste

Mas informo que uma aplicação em Microsoft Access pode ser feita sem que os utilizadores tenham acesso ao código ou aos seus objectos

SQL Server

Outro preconceito é o facto de ser uma base de dados que não suporta muitos utilizadores e com pouca segurança a nível de tabelas/registos . É verdade , mas quem o fala desconhece a ligação automática do Microsoft Access ao SQL Server o que permite usarmos apenas esta ferramenta (Access) para desenvolvimento de toda a programação propriamente dita.

Rapidez

Mas quem tem a sorte de o experimentar , garanto que a partir daí, será a vossa ferramenta de eleição para a criação de programas informáticos, tal a facilidade e produtividade fantástica que o Microsoft Access proporciona em conjunto com o Visual Basic for Applications (VBA)

Produtividade

Para se ter uma ideia da produtividade desta ferramenta, uma mesma aplicação desenvolvida em VB.Net vs Windows Forms demora no mínimo 3 a 4 vezes mais de tempo. Digo isto por experiência própria : desenvolvi uma aplicação em 2010 para gestão de um clube de vídeo nesta tecnologia e surpreendentemente a complexidade e morosidade é incomparável ! E mais fiquei estupefacto porque foi desenvolvido usando o novo ambiente Microsoft Visual Studio 2010 Express