POTENCIAL | MICROSOFT ACCESS

A simplicidade de funcionamento é imbatível : basta apenas os computadores terem um (!) ficheiro no seu disco ( um ficheiro = uma aplicação). Esta simplicidade permite efectuar actualizações das aplicações para uma nova versão de forma automática : sempre que uma aplicação é aberta ela vai verificar numa tabela qual a versão em vigor. Se constatar que existe uma versão mais recente informa o utilizador que tem que ser feita a actualização e fecha a aplicação . A actualização não é mais do que uma cópia de um ficheiro Microsoft Access localizado no servidor para o disco do utilizador . Simples não é ?

O comportamento destas aplicações em termos gráficos é similar a um executável (programa compilado) : obviamente os utilizadores não têm acesso ao ambiente de desenvolvimento do Microsoft Access e muito mesmo à sua estrutura de tabelas, formulários, macros, querys e módulos .

Escusado será dizer que tudo o que uma linguagem de alto nível faz o VBA também o faz, inclusive utilizar a API Windows. Utilizando essa possibilidade consegue-se por exemplo saber o login Windows de um funcionário na rede informática e assim implementar um sistema eficaz de controlo de acessos :

     - o utilizador entra nas aplicações (se tiver permissão) sem precisar de colocar senhas para ter acesso

     - existem vários níveis de acesso (3) para cada aplicação que permite ter um total controlo sobre as acções dos utilizadores. Por vezes existem permissões especiais (para além destes níveis) concedidas apenas a determinado utilizador

Um dos argumentos contra o uso de bases de dados em Microsoft Access tem a ver com a sua ineficácia em sistemas com muitos utilizadores . Nas empresas onde implementei este SISTEMA não existem mais de trinta funcionários e como tal esse problema nunca se pôs. No entanto isso é um preconceito porque o Microsoft Access permite a ligação a bases de dados em SQL Server e outros formatos de uma forma simples e eficaz. Inclusive a nova versão (2007) até permite converter a base de dados em SQL Server.

Exportar para SQL Server
Apresentação Vídeo JG [ vídeo-currículo ] / vantagens do Microsoft Access vs VBA
Microsoft Access vs VBA / trabalho